1 — Escolha bem o material do vaso: mesmo que nós nos enganamos muitas vezes acreditando que o material do vaso é indiferente com relação ao desenvolvimento da planta, é fundamental que você escolha bem onde a sua planta viverá durante o seu tempo de vida, considerando que cada aspecto é muito importante para você ter bons resultados.
Dessa maneira, sempre tenha preferência pelos vasos de barro, considerando que eles são mais eficientes para o processo de crescimento da orquídea por alguns motivos.
2 — Observe o estado da sua orquídea: em alguns momentos torna-se necessário que você mude a sua orquídea de lugar, considerando que as mudanças climáticas no Brasil podem ocasionar essa necessidade.
3 — Antes de trocar a orquídea de lugar observe: perceba detalhadamente onde os brotinhos da planta estão surgindo, tendo em vista que a parte posterior deve estar encostada possibilitando o pleno desenvolvimento da orquídea.
4 — Tenha paciência com seu processo de desenvolvimento: as orquídeas não são como algumas plantas que se desenvolvem com rapidez surpreendente, já que o seu período de crescimento completo se estende por até um ano, tornando-se fundamental que você tenha paciência e disciplina para cuidar da orquídea.
5 — Posicione-a em um ambiente bem iluminado: assim como a maioria das plantas, as orquídeas necessitam de luz solar para se desenvolverem plenamente, dessa maneira, evite ambientes pouco arejados e iluminados, para que sua linda flor possa evoluir como é de seu costume.
6 — Regue-as frequentemente: assim como as outras plantas, a orquídea precisa ser regada frequentemente, dessa maneira, planeje-se para hidratá-la ao menos de duas a três vezes por semana, considerando que é um ser vivo que necessita de muita água para uma sobrevivência saudável.
7 — Evite Jogar muita água: para o desenvolvimento correto das orquídeas é fundamental o equilíbrio, evite jogar muita água no solo, pois isso pode ocasionar a morte dessa linda planta que se desenvolve com a necessidade de muito cuidado.
8 — Adube suas plantas: o adubo é essencial para evitar o acúmulo de pragas, já que esse produto tem a função de alimentar e fortificar a planta evitando que alguns parasitas se aproveitem de sua fragilidade.
9 — As orquídeas devem estar brancas ou verdes: mesmo que essa flor fique linda de diversas formas, é fundamental destacar que quando ela está em seu estado ideal ela é branca ou verde, caso a sua plantinha não esteja assim, procure saber o que há de errado.
Como saber se a orquídea está saudável?
Para saber se sua orquídea está plenamente saudável, observe se os seus brotinhos estão nascendo com frequência, caso seja esse o caso, comemore.
Quais os benefícios de ter uma planta?
A planta tem enorme potencial de contribuição para pessoas com problemas relacionados à respiração ou até mesmo saúde mental, considerando que uma plantação bem organizada exercita bastante esses dois fatores.
As orquídeas podem ser usadas para decoração?
A resposta é sim! Essas plantinhas podem ser usadas de forma que elas recebam luz solar por pelo menos algumas horas no dia, considerando que o contato com o sol é necessário para seu desenvolvimento.
Laia também: Babosa, uma planta milagrosa.