Como fazer um terraço de jardim?

0
147
Como fazer um terraço de jardim?

Quando você tem uma casa que possui um espaço ao ar livre, é uma boa ideia usá-lo para tornar seu ambiente de vida mais agradável. Se você planeja construir um jardim neste espaço, você deve realizar uma terraplanagem. Se você não sabe como fazer isso, este artigo foi escrito para você. Nós falamos sobre. 

Por que você deve fazer terraços no seu jardim?

O paisagismo não é um projeto para ser tomado de ânimo leve. É muito importante fazer isso antes de iniciar qualquer tipo de trabalho em terra, principalmente quando se trata de um jardim. 

De fato, ajuda a livrar o solo de vários elementos que são encontrados com mais frequência. São ervas daninhas, pedras, cascalho, torrões de terra, etc. Todos esses elementos devem ser removidos para que as plantas e flores que serão plantadas possam se desenvolver adequadamente. 

Além disso, a terraplanagem pode tornar o terreno mais adequado para receber tal projeto. Com a terraplanagem, você também poderá saber se o terreno que você possui precisa que você remova uma quantidade de solo ou se, pelo contrário, é necessário trazer mais solo de volta.  

Faça um estudo de viabilidade

Antes de embarcar em um projeto tão importante quanto a terraplanagem de um jardim, é importante realizar um estudo geotécnico que permitirá saber se o seu projeto é viável ou não. Este último também permitirá que você conheça a superfície que possui e se o tipo de solo que possui é adequado. 

Após este estudo, agora você pode levar em consideração todas as informações coletadas. Eles permitirão refinar seu projeto, estabelecer um plano, avaliar um orçamento e saber que tipo de material você precisará.

Quais são os passos a seguir para um terraço de jardim?

O terraço de um jardim é feito em várias etapas. Cada um deles é importante.

Uma delimitação da área de trabalho

Antes de iniciar o trabalho, é imperativo demarcar o jardim. Para isso, chame um profissional, pois esta etapa possibilita não realizar um projeto cujas dimensões serão maiores do que aquelas que deveriam ser realizadas. Também permite criar diferentes acessos para desfrutar do jardim uma vez terminado.

Instale um sistema de drenagem

Quando o projeto do terraço do jardim estiver concluído, ele será exposto aos caprichos da natureza, como chuva ou ventos fortes. Portanto, é necessário pensar em um sistema para evacuar a água estagnada que pode se formar mais tarde. 

O tipo de sistema a ser instalado depende do solo do seu canteiro de obras. Você pode optar por uma inclinação de cerca de 5 graus, ravinas ou sarjetas.

Faça um desembolso

O desembolso é uma operação que consiste em cavar o solo do futuro jardim para retirar o excesso de terra. Esta etapa requer o uso de ferramentas adequadas. 

Quando a área do canteiro de obras não é muito grande, ferramentas como pás e picaretas farão o trabalho. Mas quando o local for vasto, será necessário usar máquinas mecânicas mais potentes. Ao final do desembolso, o solo deve ser socado para equilibrá-lo.

A instalação de um filme geotêxtil

Quando você cava o chão para remover os detritos que ele contém, deixa raízes cortadas no interior. Para evitar que estes voltem a crescer, é aconselhável instalar uma película geotêxtil sobre toda a superfície do local. Este filme também evita que outras gramíneas voltem a crescer rapidamente.

Faça um preenchimento

O preenchimento é a última etapa do processo. Também é importante, pois é preciso ficar atento ao tipo de solo que será utilizado. De fato, é recomendável que este último seja adaptado ao seu jardim, caso contrário, suas flores e plantas não crescerão como deveriam. 

Para esta operação, também não é recomendado o uso de um aterro feito de seixos ou pedras, pois isso seria prejudicial para suas plantas. Finalmente, você deve levar em consideração a quantidade de aterro para trazer para o solo.  

Confira outros artigos como este na categoria Casa e Jardim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui