Como usar o óleo de nim para cuidar de plantas de jardim

0
224

O óleo de nim pode afetar o ciclo de vida dos insetos. Descubra como usá-lo para matar as pragas que ameaçam seu jardim.

Insetos, ácaros e fungos causam estragos nos jardins que você cuida com tanto amor e dedicação.

Até as chamadas mãos verdes sofrem com essas pragas. Felizmente, o óleo de nim ajuda a cuidar das plantas.

O óleo de nim tem muitos usos. Há quem o use para fins medicinais e não é estranho à indústria cosmética. Então, como o óleo de nim ajuda a cuidar das plantas? É um inseticida natural.

Como o óleo de nim ajuda no cuidado das plantas?

Este óleo contém azadiractina, uma substância ativa que afeta o ciclo de vida dos insetos.

Nesse sentido, não é de surpreender que seja usado para controlar pragas como moscas brancas, pulgões, besouros japoneses, larvas de mariposa e cochonilhas.

Da mesma forma, é considerado um acaricida, pois é capaz de exterminar ácaros.

Por outro lado, o extrato hidrofóbico clarificado do óleo de nim também atua como fungicida. Dessa forma, mata os fungos e as doenças que eles causam (mancha preta, por exemplo).

Quando usar o óleo de nim?

Embora alguns inseticidas não possam ser usados ​​durante a época de plantio, esse não é o caso do óleo de nim.

Agora, quais são os horários do dia mais adequados para pulverizar esse pesticida? A resposta é durante o nascer e o pôr do sol.

Isso ocorre porque os insetos benéficos das plantas não estão ativos nesses momentos. Além disso, se você o usar no meio do dia, o calor junto com o extrato pode queimar as folhas.

Jardinagem ao pôr do sol para pulverizar óleo de nim. Aproveite o pôr do sol ou o nascer do sol para pulverizar este inseticida natural.

Maneira correta de usar o óleo de nim para cuidar das plantas

Além de manter insetos, ácaros e fungos longe de suas plantas, o óleo de nim é muito fácil de usar. Nós dizemos-lhe o que você precisa e como fazê-lo.

Ingredientes

  • 1 litro de água morna.
  • Pulverizador de jardim ou frasco de spray.
  • 1 0 2 colheres de chá de detergente neutro .
  • 1 ou 2 colheres de sopa de óleo de nim. Pode ser puro ou cru, mas prensado a frio.

Passo a passo

Pegue o seu pulverizador, adicione 1-2 colheres de chá de detergente ao galão de água morna e mexa.

O sabão é usado como emulsificante, pois o óleo não se mistura bem com a água.

Em seguida, adicione o óleo de nim lentamente e misture.

Pulverize as plantas, tanto a parte superior quanto a inferior das folhas. Estes devem estar molhados e pingando. Se preferir, pode usar luvas.

Repita o processo a cada 7 ou 14 dias se for uma medida preventiva. Caso as plantas estejam infestadas, deve ser a cada 7 dias sem falta.

Dicas úteis

Em geral, você já sabe como usar o óleo de nim para cuidar de suas amadas plantas. No entanto, existem outros detalhes que você deve considerar se não quiser estragar seu jardim:

Não exagere. A pulverização excessiva, especialmente ao meio-dia ou em plantas que ficam ao sol a maior parte do dia, pode causar queimaduras na folhagem.

Evite pulverizar o extrato em mudas, ou seja, aquelas que estão em seus estágios iniciais de desenvolvimento. Eles também podem se queimar.

Prepare a mistura de óleo, sabão e água no mesmo dia em que for usar. Caso contrário, ficará grumoso.

Você pode usar um sabonete líquido de menta ou adicionar algumas gotas de óleo de menta à mistura, pois essa fragrância também funciona para repelir insetos.

Considere usar sabão de potássio. Este é outro emulsificante que pode ser útil, graças ao fato de ser um conhecido inseticida natural.

Inclua um pouco de bicarbonato de sódio na mistura. Este é um ingrediente que não faz mal, considerando sua eficácia em matar fungos.

Você também pode usar o extrato para pulverizar árvores. Espécies como o corniso florido, por exemplo, são muito propensas ao oídio.

No caso de plantas muito afetadas, é permitido molhar uma esponja ou pano com a mistura e limpar as folhas danificadas. Isso pode salvá-los.

Na Newstelle você encontrar mais dicas sobre plantas, jardins e bem estar.

Óleo de nim: um inseticida confiável para cuidar de suas plantas

Os inseticidas naturais são apreciados por muitos motivos, mas sem dúvida o mais importante é que eles matam pragas sem prejudicar nossas amadas plantas. Assim, é inevitável que estejam entre os preferidos dos jardineiros.

Entre esses inseticidas orgânicos está o óleo de nim. Se você tomar as medidas certas, ele se tornará um grande aliado.

Saiba mais sobre repelente natural, clique aqui.

Confira também: Babosa uma planta milagrosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui