Cuidados pré e pós castração de cães

0
232

Cuidados com o pré e pós castração são essenciais para garantir a saúde do animal. A castração também reduz o risco de câncer, podendo ser realizada a partir de 6 meses, dependendo do tamanho e raça do cão.

O médico veterinário é o profissional qualificado para realizar o procedimento, tendo presente um anestesista veterinário, pois a anestesia é geral.

Quando no macho os testículos são retirados enquanto nas femêas são os ovários e o útero.

Cuidados pré-operatório

A consulta é o primeiro passo a fim de avaliar como anda a saúde do animal.

Os cuidados começam pelos exames clínicos, lembrando que o cão precisa estar de jejum por no mínimo 12hs.

Outra coisa que é rotineiramente pedido é um exame de sangue pré-anestésico que serve para avaliar enzimas hepáticas e renais, glicose no sangue e um hemograma completo para garantir que não haja indicadores de problemas sistêmicos que não tenham sido detectados no exame clínico.

Cuidados no Pós-operatório

Os cuidados precisam ser levados a sério antes e depois, ou todo o trabalho poderá ser perdido, o que causará possíveis complicações para o animal.

A atenção, o amor, os abraços provaram acelerar a recuperação após qualquer procedimento cirúrgico.

No entanto, é aconselhável mantê-los calminhos até que os pontos sequem e sejam liberados pelo veterinário, principalmente para evitar que se exerçam demais ou danifiquem o lugar do procedimento provocando sangramentos etc.

Também é importante que o local permaneça limpo e, é de importância vital que o seu animal não lamba a ferida! Lamber a ferida aumenta muito o risco de infecção pós cirurgia.

Alimentação

Se o apetite do seu cão diminuir, ou se não estiver comendo entre em contato com seu veterinário.

Siga as orientações do médico veterinário, não se esqueça que o vômito é comum por conta da anestesia, seu animal também não está isento de sentir dor e sono, mas não se preocupe os sintomas logo vão passar.

Drogas

Para que tudo ocorra bem, dê os remédios sempre nos horários exatos de acordo com as prescrições do veterinário.

Leia também: Criadores de pássaros: como escolher?.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui